Blackball

Setor: móveis e decoração

Uma nova marca para mostrar de fato os atributos da empresa e atrair os consumidores corretos.

PROBLEMAS

Uma empresa com um produto espetacular e de nicho, mas quer era visto de outra maneira pelos consumidores.

Fundada em 2005, a Blackball (então Bilhares Mendes) encontrava-se numa situação peculiar a diversas empresas brasileiras: tinha um excelente produto, boa cultura interna, clientes satisfeitos e uma loja no maior shopping do interior de SP e uma marca que não representava, nem de longe, tudo isso. A falta de gestão da marca não cooperava para a formação da imagem pretendida e cultivada pela empresa. Por consequência, um baixíssimo recall de marca no mercado e entre os próprios clientes. Perdendo oportunidades diariamente.

Antes do redesign

Antes: confuso, difícil de ler, sem foco, sem mensagem central (posicionamento), brincalhão, amador, sem promessa, sem lembrança de merca. Depois: moderno, limpo, icônico, flexível, elegante, imponente, fácil compreensão, posicionado e com mensagem direta ao consumidor. Desde que a marca se renovou, o contexto do projeto a levou a quebrar com todas as (não) convenções da marca anterior, uma vez que ruptura total foi o caminho sugerido e escolhido pela direção, afim de construir uma nova marca, do zero, sem mexer nos produtos.

SOLUÇÕES PROPOSTAS

Encontramos a intersecção entre o que a Blackball entregava e o desejo dos consumidores, e tudo isso de forma clara em sua comunicação.

Como uma empresa familiar, faltava um norte, um mote, um posicionamento que pudesse sintetizar quem a empresa era e o que ela oferecia. Então reposicionamos a marca como uma embaixadora do que chamamos de “Billiard Design”. Não apenas mesas de jogos, mas a marca deveria ser sinônimo de mesas de jogos que são peças de decoração, como um objeto de desejo e status. A Anora Campo também criou o novo nome da marca (Bilhares Mendes → Blackball). Criamos uma nova expressão visual da marca, utilizando de poucas cores e muito preto e branco. Tudo pensado para que a marca pudesse fazer a promessa certa, para o público certo e criar uma pré-imagem correta a respeito de si mesma, mesmo sem que as pessoas ainda tivessem sequer entrado em uma de suas lojas.

RESULTADOS

Com a mensagem correta, a Blackball saiu do anonimato e das margens do mercado para ser a marca mais desejada e respeitada em seu mercado no Brasil.

Após lançamento da nova marca já se registrou salto de 30% de crescimento em poucos meses, convites para participar de mostras de design e decoração, novos clientes corporativos como Gucci e Ambev e um volume cada vez maior de vendas por meio do novo website. Além disso, os produtos Blackball começaram a figurar em ambientes luxuosos, de alto padrão e conquistar grandes clientes: Neymar Jr., Caio Castro, Rodrigo Andrade, Nego do Borel, Edu Guedes, Felipe Netto, Jackson Antunes, Luigi Cani, entre outros. Além disso os produtos foram requisitados para estarem em locais como Museu Gucci, Academia de Futebol do Palmeira, Programa Encontra com Fátima Bernardes, série Mister Brau, Arena Budweiser e outros.

 

A nova marca, bem como seu posicionamento, estratégia de naming, identidade visual, website e impressos vieram para receber e representar todos os valores da empresa. Uma marca que conversa com o público certo, da forma correta, com a mensagem/promessa correta, tudo amarrado a uma entrega espetacular, que faz com que a marca seja desejada, amada, respeitada e indicada.

Nosso trabalho
Estratégia de marca
Posicionamento
Naming (marca e produtos)
Identidade visual
Direção de fotografia
Direção de arquitetura
Design editorial
Branding
Equipe
Daniel Campos → estratégia e design
Jefferson Souza → fotografia
LL Projetos Arquitetônicos → arquitetura
Eduilson Coan → refino tipográfico
Jonatan Rocha → developer

“A Anora Campo nos fez enxergar novas possibilidades. Tudo, desde a estratégia de marca até o design, foi pensando para mostrar nossos verdadeiros atributos, até então não cultivados e inexplorados. Nossa nova marca é poderosa para gerar novos negócios e uma imagem verdadeira para nossa companhia.”

 

Gilmar Mendes, Diretor

projeto anterior

Wagner Brito

próximo projeto

Voubelle