Lo Campos

Setor: beleza / barbearia

Uma marca para um setor em franca expansão em todo Brasil… mas que na cidade do nosso cliente encontrava-se estagnado.

CONTEXTO

Trazer o novo paradigma de barbearias para uma cidade pequena no interior de São Paulo.

Uma pesquisa realizada pela empresa Euromonitor Internacional apontou um crescimento de 7,1% do mercado de beleza masculino, em 2015. A previsão é que o mesmo percentual de aumento se mantenha até 2019. Não se pode negar que a cultura hipster e seu visual lenhador (ou lumberjack) criou um mercado gigantesco no país, com crescimento acima do PIB.

 

Apesar de se apresentar como um mercado promissor, na cidade de Monte Mor, interior de SP, não havia ninguém a explorar tal estilo de serviço, até aparecer a figura do sr. Israel Campos. Atento a esse gap no marcado, o jovem barbeiro procurou a Anora Campo para projetar a marca do que viria ser sua barbearia.

SOLUÇÕES PROPOSTAS

Uma oferta além do serviço base

O projeto se iniciou pela parte mais sensível: o nome. A etapa de naming sempre é mais árdua por tratar do ponto de relacionamento menos flexível da marca uma vez que tenha sido lançada. Unificando nome do fundador, com a nova cultura de cuidados masculinos e uma inspiração no espanhol, criamos a Lo Campos Barbearia.

 

A ideia central da barbearia era de criar um ambiente leve, agradável para amigos. Foi trazidas ideias novas (para a cidade) como ter a disposição do clientes mesa de sinuca, Playstation 4, wifi grátis, bebidas diversas e TV com futebol e outros esportes. Com exceção das bebidas e dos serviços de cabelo e barba, nada seria cobrado dos clientes, estes estando convidados a sempre estar presente na loja, mesmo se não estivessem com horários marcados. Logo, ter como promessa de marca a ideia de “diversão” foi um movimento natural, uma vez que nenhum dos concorrentes da cidade tinham tal oferta.

 

Criamos uma identidade visual ancorada em elementos visuais básicos e inerentes ao mercado: barber pole, barba e bigode em um escudo inspirado nos brasões de clubes de futebol. Azul, vermelho e branco. A intenção foi criar algo novo e original lançando mão do que é comum, afim de haver rápido entendimento do que se trata o negócio. Paridade de mercado, com diferenciação principalmente no nome.

RESULTADOS

Uma promessa e uma identidade claras foram o suficiente para alterar o mercado local.

Com um serviço de qualidade, ambiente projetado e foco em proporcionar ambiente e opções de diversão, a Lo Campo Barbearia sacudiu o mercado local, conquistou clientela fiel em poucos meses de funcionamento e elevou o nível de ambientação e oferta de serviços no seu mercado.

Nosso trabalho
Estratégia de marca
Posicionamento
Naming
Identidade visual
Branding
Equipe
Daniel Campos → estratégia e design
Rychard Gomes → fotografia
Wagner Brito → fotografia

projeto anterior

Dadivar

próximo projeto

Blackball website