Vensta

Setor: construção civil

Para uma empresa jovem entrando em um mercado maduro e com grandes players, como é o da construção civil, era preciso algo fundamental: uma marca que pudesse gerar confiança nas pessoas.

DESAFIO & OBJETIVOS

O mercado brasileiro de eletrodutos corrugados (conduítes) tem 65% de seu share nas mãos de dois players altamente capitalizados e com fortes investimentos em marketing. Como entrar em um mercado assim?

Entrar e encarar todos os concorrentes no mercado de produtos básicos para construção civil. Essa era a ambição de uma nova empresa com sede em Rio Claro/SP, uma indústria especializada em produtos em PVC, principalmente eletrodutos corrugados flexíveis, popularmente chamados de conduítes. A Anora Campo foi comissionada a superar o desafio de, junto do cliente, construir do zero uma marca que pudesse inspirar confiança nas pessoas em um mercado dominado por poucos e estabelecer um novo e distintivo jeito de comunicar sobre produtos básicos para tantos públicos diferentes.

 

O Brasil é um dos únicos países do mundo (se não o único) onde produtos básicos para construção civil são pedidos no balcão das lojas pela marca. Hidráulica, tubos e conexões e parte elétrica, todos possuem um grande líder de vendas que investe na formação de sua marca desde os anos 1970. Esse cenário junto com a chegada de um player global há alguns anos, também com forte investimento em marketing e comunicação, criou uma conjuntura mercadológica altamente competitiva não apenas nos preços mas também na imagem que essas marcas projetam ao consumidor.

 

Entrar em um mercado assim, sem os mesmos níveis de investimento em marketing e comunicação, era o grande desafio que nos foi proposto.

SOLUÇÕES PROPOSTAS

Encontramos a intersecção entre o que a Blackball entregava e o desejo dos consumidores, e tudo isso de forma clara em sua comunicação.

Criar confiança. Essa pequena frase foi o fio condutor de todo o projeto.

 

Produtos como eletrodutos corrugados são normatizados pelaAssociação Brasileira de Normas Técnicas. Sendo assim, ao produzir dentro das normas padrão da ABNT, o produto também é padronizado. Para concorrente assim, a única diferença entre entre todos é a marca que assina, afinal o produto é igual.

 

Uma marca nova num mercado como esse, com um produto igual a concorrência, precisa lançar mão de uma forte comunicação para convencer os consumidores a comprarem, ainda mais se tratando de um produto relativamente barato e que, depois de comprado e instalado, o consumidor só irá se lembra dele se tiver algum tipo de problema.

 

Portante, a marca deveria projetar nos seus consumidores em potencial uma imagem de confiança. Disso foi desenvolvida a estratégia de posicionamento, nome para a marca (naming necessário já que não existia ainda um nome), logotipo, identidade visual, website e embalagens ficaram a cargo de nossa equipe.

IMPACTO

Inspirar confiança em todos os colaboradores, clientes, distribuidores, representantes e consumidores.

Uma marca atemporal, que se mostra industrial mas que também sabe conversar com todos os tipos de consumidores finais, de forma simples, única e inteligível. Uma marca não apenas para consumidores, mas para a completa cadeia de stakeholders, inspirando confiança a todos.

Nosso trabalho
Estratégia de marca
Posicionamento
Naming
Identidade verbal
Identidade visual
Rótulos e embalagens
Design editorial
Design digital
Branding

“Nos aproximamos da Anora Campo para, desde o início, nossa empresa ter uma marca estrategicamente pensada e assim nos permitir chegar ao mercado com força, fazendo frente a concorrência direta e sustentando uma promessa única. Além disso, nossa marca deveria nos sustentar em novos mercados e que nos permitir vislumbrar outras categorias de produtos.”

 

André Stanoski, Sócio-diretor

projeto anterior

Xyos Starshgh

próximo projeto

Xyos Starshgh