Voubelle

Setor: moda / lojas online

Ser exclusiva e descontraída. Essa era a ambição de uma loja online de roupas para mulheres.

PROBLEMAS

Em um contexto onde a opinião de um influenciador digital tem mais poder de convencimento do que um comercial de TV para os novos consumidores, marcas proprietárias e de nicho são as novas apostas de empreendedores.

Mulheres jovens, conectadas as redes sociais, antenadas com as últimas tendências, amantes de marcas fashion e extremamente originais. Nesse público a blogueira Michele Silva viu uma oportunidade: oferecer roupas alinhadas às últimas tendências, em peças únicas, selecionadas e aprovadas por ela mesma. Tudo pela internet.

Naming: a tarefa de criar o nome

Um dos momentos mais sensíveis de qualquer projeto de branding é a criação do nome. De alguma forma, se aceita a possibilidade de mudar e evoluir os elementos visuais da marcas, contudo o nome não. Esse é o ponto de contato mais perene de qualquer marca, que apenas sofre alterações em casos extremos.

 

Nesse projeto em questão, ficou definido que o nome seria o ponto onde a marca transmitiria sua aura fashion. Fomos buscar inspirações na língua francesa, dada a tradição do país quando se trata de moda, verti-se bem, grandes e lendárias marcas como Chanel, Yves Saint Laurent, Christian Dior, Givenchy, Louis Vuitton e outras.

 

Após estudos de fonemas e pronúncias, bem como workshops de criação, construimos a palavra “voubelle”. Além de sua clara influência européia, sua pronuncia lembra o termo “vou bela” em português, o que torna-se uma livre associação muito bem-vinda a marca. Uma palavra única, sem qualquer tipo de uso, pronta para receber todos os significados que a marca carregaria.

SOLUÇÕES PROPOSTAS

Unir dois estilos que parecem opostos. Essa foi nossa proposta.

Havia espaço no mercado para uma marca que unisse um discurso de exclusividade, baseado nas marcas internacionais de luxo, e informalidade caracterizada pelas marcas voltadas ao público jovem.

Para identidade verbal, criamos frases despojadas que assinam os materiais de comunicação, bem como o uso de ilustrações, dingbats e de uma tipografia leve e irregular. Tudo convivendo com um logotipo clássico, que é acompanhado de adornos na extremidade.

No fim, trouxemos a vida uma marca única: clique e descontraída ao mesmo tempo.

IMPACTO

Vender a ideia de que o que é exclusivo pode ser divertido e leve é o que essa marca comunica com força.

A Voubelle tornou-se uma marca reconhecida por seu público, admirada por seus produtos, estilo e por sua linguagem gráfica. Hoje é o pilar central da loja que leva seu nome.

Nosso trabalho
Estratégia de marca
Posicionamento
Naming (marca)
Identidade visual
Identidade verbal
Branding
Direção de design digital
Equipe
Daniel Campos → estratégia e design

“A Anora Campo conseguiu captar a áurea que desejava para a marca. No início não imaginava ser possível uma marca de moda ter um posicionamento de exclusividade e ao mesmo tempo ser descontraída, despojada e divertida. O design projetado é a exata transliteração de nossa alma.”

 

Michele Silva, Fundadora

projeto anterior

Blackball

próximo projeto

Casa da Tradução